Palmeiras de buriti protegendo a borda dos açudes
A matéria do número passado do O SERAFIM que denunciava um impacto ambiental na comunidade de Manival, e citava como suposto agressor, um empreendimento executado com máquinas pesadas para a construção de açudes (baseada em denúncia de membros da comunidade) trouxe uma nova história sobre a questão.
O proprietário e construtor dos açudes o Sr. José Meneses (Funcionário da Secretária de Tributos do Município) e conhecido em Alcântara por “Zeca Macho”, procurou O Serafim para rebater e repudiar a matéria que relacionava a agressão ambiental em Manival ao seu empreendimento. Para provar a veracidade dos fatos fez o convite para que a reportagem do O Serafim o acompanhasse até a área em questão, onde poderia explicar e mostrar a situação real da área agredida e, a área onde fora implantado o projeto dos açudes. Segundo o Sr. José Meneses as terras onde está implantando o projeto pertence a sua família há tempos e que essa área fora devastada todas as palmeiras que outrora existira ali pela população circunvizinhas a área, deixando um baixo sem vida. Falou também que o seu projeto inclui a recuperação de toda a área em torno do mesmo, recuperando antigas vertentes de água que hora foram extintas e fará o plantio de mudas da flora local.
O Serafim pôde comprovar in loco que o empreendimento dos açudes está sitiado no centro de uma grande área roçada de palmeiras de buriti, juçara e babaçu, conforme denunciou na edição passada, mas afirmou o Sr. José Meneses ao Serafim que não tem relação alguma com aquela atitude e que a cena ali vista de agressão ao ambiente natural tem como autores membros da própria comunidade.
Palmeiras de várias espécies derrubadas e queimadas, provocando a desertificação da área.
0 comentários:
Postar um comentário