Pages

Banner 468 x 60px

 

terça-feira, 1 de abril de 2014

O QUE É SER RESILIENTE?

0 comentários

 

Fonte: Folha Universal (caderno especial) 02/2014

Muita gente faz as coisas sem pensar. Já o resiliente consegue compreender o ambiente em que está, sabe ouvir o outro, consegue analisar o que está acontecendo e pensar antes de agir, em vez de fazer as coisas por impulso, afirma a psicóloga Ana Cristina Fraia.

Tais pessoas encontram oportunidades onde os outros só enxergam problemas. Ela também não se frustra facilmente diante de negativas ou críticas.

Esta é uma característica cada vez mais importante para um individuo, seja na vida pessoal, seja no profissional. Afinal, com tantos imprevistos que surgem no caminho, não dá para perder tempo chorando pelo leite derramado.

Para a especialista a resiliência torna a pessoa capaz de controlar as próprias emoções. A explicação para esse comportamento é que o resiliente se conhece melhor, ou seja, tem consciência das próprias fraquezas e virtudes, e, por isso, é mais confiante. “Ela tem mais contato consigo mesma, se conhece”. Então, fica mais fácil interagir com outras pessoas, saber a hora de recuar ou de falar mais alto, analisa Ana Cristina.

Para desenvolver a resiliência, é importante olhar para si memo. Pequenas mudanças de comportamento tornam nossa vida mais agradável.

É POSSÍVEL SER MAIS RESILIENTE.

Encontre alternativas para os seus problemas – quando se deparar com alguma dificuldade, tente buscar outras soluções, invente novos caminhos.

Analise a situação: antes de colocar a culpa em outras pessoas, tente entender se você não está fazendo algo errado. Será que é possível fazer diferente?

Pense positivo: em vez de reclamar de tudo, olhe para o lado bom de cada situação. Uma dificuldade pode representar um momento de aprendizado e crescimento.

Acredite em você: a autoconfiança é fundamental para seguir em frente e cumprir os próprios objetivos.

Olhe para dentro: conhecer a si mesmo, seus pontos positivos e suas dúvidas e preocupações.

Mude de atitude: muitos entraves podem ser resolvidos com iniciativas simples, se você não tem tempo para tomar café de manhã em casa, por exemplo, uma alternativa é preparar um lanche na noite anterior.

Conte com os amigos: observe os conselhos das pessoas próximas a você e troque experiências.

Para se adaptar às mudanças, é preciso ter jogo de cintura e tranquilidade. Essa é a receita de sucesso das pessoas resilientes.

Trace o objetivo e tenha a certeza que o realizará. Leve isso dentro de você. Não se deixe abater por comentários negativos que surgem. Veja as coisas pelo lado positivo, tente se adaptar.

0 comentários:

Postar um comentário