Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 20 de março de 2014

MOTIVAÇÃO LEVA À CRIATIVIDADE

0 comentários

SEM confessionário ou conto do vigário, SIM “um dedinho” de prosa do Vigário com o Serafim em conversa com nossos leitores.

Olá leitores do SERAFIM!

Prezado diretor Sr. Stênio, volto à redação do nosso semanário, pedindo-lhe um cantinho, a guisa de um “dedinho de prosa”, para seus leitores.

- E qual é a conversa do vigário?

- Ótimo! Prefiro a palavra conversa, em vez de “conto de vigário”. Agradeço-lhe esta oportunidade de colaborar com um jornal independente, simples, prático e corajoso para Alcântara. Vi as pessoas rindo das charges do n° 49 e considerei o riso como terapia social. Parabéns!

A conversa do vigário hoje se resume em: anotações reflexivas sobre o término dos 90 (noventa) dias de 2014:31 de Março

Você se deparou com certos problemas que chegaram a lhe tirar o sossego e a paz interior? Leia o evangelho de Jesus.

Você se convenceu de que os problemas têm o tamanho que damos para eles? E de que nossa postura diante dos fatos determinará a solução? – assuma-se!

Pense positivo, ate aqui se passaram três meses (90 dias) e a Deus querer, lhe sobram nove (275 dias). Você vive em 2014 para vencer! Quando Deus permite algum problema é porque alguma lição ele quer lhe ensinar. Sua vida é bem mais que qualquer problema. Onde há deus nada mais falta. Acredite!

Dois lembretes para sua cabeceira: “livre-se dos seus bajuladores, mantenha perto de você pessoas que te avisam quando você erra”. “se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço” (cf. Pedro A. Sousa)

Como me propus Sr. Diretor, vou devagar. O que gosto é colaborar com a possibilidade de “uma outra mentalidade” em Alcântara.

Fique com Deus! Pr. William Guimarães

Pároco: Alcântara/Ma.

 

MOTIVAÇÃO LEVA À CRIATIVIDADE

Meu amigo vigário, trouxe junto ao Serafim uma proposta inicial de resgate ao sentimento de pertença da população alcantarense por seu território, invadido, saqueado, e abandonado em ruínas com os afros descendes trazidos para o trabalho escravo, depois dos invasores terem dizimado os ameríndios que aqui viviam nestas terras de Tapuitapera, em épocas coloniais.

Estas terras passam novamente por um novo processo de invasão, onde o povo quilombola assim como fora outrora os ameríndios, sofreram o remanejamento forçado de suas comunidades. Somados ao abandono que passam ocasionaram a perda dos seus valores sentimentais, freando seu desenvolvimento humano. A questão seria: como buscar o resgate desses sentimentos perdidos?

Os problemas logo aparecem meu caro amigo, agora como resolvê-los se todos foram criados e motivados em decorrência das minhas ações? O prejulgo de nossas ações por nossos semelhantes geram problemas de conflitos em nosso interior, fragilizando-nos na tentativa de limitar e até bloquear a ação iniciada. O FAÇA POR TI QUE TE AJUDAREI, O CADA UM POR SI E DEUS POR TODOS, O DIGA COM QUEM TU ANDAS QUE TE DIREI QUEM TÚ ÉS e outros mais foram, e estão sendo os problemas a superar (o pré julgo). Suas anotações reflexivas iluminam meus questionamentos (?) na incessante busca da lógica dos por quês.

Como em suas anotações reflexivas (a), busquei a mensagem do Evangelho do Mestre dos Mestres, e amigo, lá pude perceber o significado para o prejulgo limitador das ações do O Serafim (o problema).

Caro Vigário, você conhece mais o evangelho que eu... Conhece a passagem em que Moisés questiona o Senhor no que falar para uma multidão de pessoas poder segui-lo em fuga do Egito para a Terra Prometida... Lá amigo vigário, consta que Deus simplesmente falou a Moisés que dissesse ao povo que “EU SOU” foi quem o mandou guiá-los. Mostrando SER O VERBO, e responsável pela AÇÃO. Tudo que se deixa de valor durante nossa passagem no plano terreno são nossas ações. Dando-me a consciência que os problemas limitadores das minhas ações não advêm das reações provocadas, mas do ato de reagir. Daí meu amigo, surgem minhas forças para fazer do serafim O SER AFIM (O VERBO). Seguindo a mensagem de Jesus que afirma: assim como EU SOU, TU ÉS! Mandando para meu auxilio, como mandou a Moisés, o primeiro dos 70 confiáveis a ajudar na ação da salvação.

Hoje, supero os obstáculos na certeza que os mortos não leem os epitáfios das manhãs, onde estão relatadas as vitórias provenientes das ações em vida... Mas, que o importante em vida é poder deixar epitáfios de vitórias.

A você companheiro, digo: obrigado! Obrigado! Obrigado! Por estar tendo esses “dedinhos de prosa” comigo, é deles que surgirão, e formarão os outros da “mão de força” em favor do resgate da humanidade subtraída dos SERES HUMANOS. E que Deus ilumine a todos nós nessa longa trilha da vida.

Estenio Silva (O SERAFIM)

0 comentários:

Postar um comentário