Pages

Banner 468 x 60px

 

sábado, 15 de junho de 2013

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

0 comentários
Pensar. Comer. Conservar: Diga não ao desperdício.” Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado em 5 de junho de 2013.

“Vivemos em um mundo de abundância, onde a produção de alimentos é superior à sua procura, mas cerca de 870 milhões de pessoas estão subnutridas e o crescimento retardado na infância é uma pandemia silenciosa”.

Para criar o futuro que queremos, devemos corrigir essa desigualdade. Devemos assegurar o acesso a uma nutrição adequada para todos, duplicar a produtividade dos pequenos agricultores que cultivam a maior parte dos alimentos nos países em desenvolvimento e tornar os sistemas alimentares sustentáveis face aos choques ambientais e econômicos. Esta é a visão do meu “Desafio Fome Zero”, lançado no ano passado na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Uma forma de minimizar o problema da fome e melhorar o bem-estar dos mais vulneráveis é procurar soluções para a enorme perda e o desperdício inerente aos sistemas alimentares dos dias de hoje. Atualmente, pelo menos um terço de todos os alimentos produzidos não chega à mesa das pessoas. Isto é uma ofensa a todos os que têm fome, mas também representa um custo enorme para o meio ambiente em termos de energia, terra e água.

Nos países em desenvolvimento, as pragas, instalações inadequadas de armazenamento e cadeias produtivas ineficientes são os principais motivos para a perda de alimentos. Aqueles que cultivam alimentos para exportação também estão, muitas vezes, à mercê das expectativas de compradores rigorosos que valorizam a perfeição estética.

Nos países desenvolvidos, os alimentos jogados fora pelas famílias e pelas indústrias de restaurantes e varejo apodrecem em aterros, liberando quantidades significativas de metano, um gás poderoso que provoca o efeito estufa.

A perda e o desperdício de alimentos são algo que todos nós podemos resolver. É por isso que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente [PNUMA], a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura [FAO] e os parceiros dos setores públicos e privados lançaram a campanha “Pensar. Comer. Conservar: Diga não ao desperdício”, para aumentar a conscientização em nível mundial e mostrar soluções relevantes tanto para os países desenvolvidos quanto em desenvolvimento.

Infraestrutura e tecnologia podem reduzir a quantidade de alimentos que estragam após a colheita e antes de chegarem ao mercado. Os governos dos países em desenvolvimento podem trabalhar para melhorar a infraestrutura essencial e maximizar as oportunidades de comércio com os países vizinhos. Os países desenvolvidos podem apoiar o comércio justo e racionalizar a ‘data de validade’ e outros sistemas de rotulagem. As empresas podem rever seus critérios de rejeição de produtos, enquanto os consumidores podem minimizar o desperdício comprando somente o que precisam e reutilizando os alimentos que restaram.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, encorajo todos os atores da cadeia alimentar global a assumirem a responsabilidade por sistemas alimentares ambientalmente sustentáveis e socialmente justos.

“A população mundial deve aumentar dos 7 bilhões atuais para 9 bilhões em 2050. Mas o número de pessoas com fome não precisa necessariamente aumentar. Ao reduzir o desperdício de alimentos, podemos economizar dinheiro e recursos, minimizar o impacto ambiental e, sobretudo, avançar no sentido de um mundo onde todos tenham o suficiente para comer.”
LEIA MAIS...

MORADORES DA MA 106/KM 01, CONSTROEM LOMBADAS PARA DIMINUIR O NÚMERO DE ACIDENTES NA ÁREA.

0 comentários

Moradores da Ma 106 nas proximidade do Km 01, reuniram-se em sistema de mutirão e construíram lombadas nesse trecho da Ma. Após a reforma dessa rodovia inúmeros acidentes vêm acontecendo e na grande maioria com vítimas fatais.

A acessibilidade que o sistema dá principalmente a motocicletas, juntando a falta de fiscalização faz com que essa via fique perigosa aos pedestres que por ali transitam. Os acidentes já viraram cenas comuns aos moradores que preocupados com a situação e cansados de buscarem soluções junto as autoridades resolveram tomar a iniciativa própria de tentar minimizar os acidentes nesse trecho com a construção desses quebra-molas.

A comprovação do perigo em que estão passando moradores e transeuntes das margens dessa rodovia foram evidenciados no mesmo dia da construção das lombadas, onde um motociclista e garupa sem nem um mínimo equipamento de segurança e em alta velocidade não avistaram as sinalizações feitas pelos moradores e bateram nos obstáculos, vindo a parar há mais de 50 metros de distância do local da batida, por sorte apesar do grau do acidente, ambas as vítimas já estão fora de perigo e cuidando dos ferimentos em suas residências. 

A não fiscalização do ordenamento do trânsito em Alcântara põe em risco a segurança das pessoas, pois estão dirigindo e pilotando seus carros e suas motocicletas de forma “como querem” e não como deve ser. E o Código Nacional do Trânsito deixa bem claro nas entrelinhas dos seus artigos que: “Querer não é Poder”.
LEIA MAIS...

sábado, 1 de junho de 2013

SAMPAIO CONFIRMA BERG E TOTE E NEGOCIA COM ATACANTE RAPHAEL FREITAS

0 comentários
Reforços chegam somente para o segundo jogo da Série C e Tricolor mantém rodadas de negociações.

Após o desembarque do técnico Flávio Araújo na noite da última quarta-feira, o Sampaio confirmou as contratações dos laterais Berg e Tote para a disputa da Série C. Os dois jogadores devem estar a disposição da equipe somente para a segunda partida do torneio, diante do Treze, em Campina Grande. 
Berg, 29 anos, é lateral-esquerdo e trabalhou no início da temporada com Flávio Araújo no Remo, sendo titular da equipe. O atleta tem vinculo com o São Caetano e deverá chegar por empréstimo até o fim da temporada. Antes de defender o Remo, o lateral-esquerdo defendeu o Potiguar, Barras, América-RN, Náutico, Fortaleza e ABC. 
Tote, 27 anos, foi eleito o melhor lateral-direito do Campeonato Piauiense, defendendo o River-PI. O jogador iniciou a carreira no Flamengo-PI, com passagens pelo Independente-PA e União Rondonópolis. 
O Sampaio ainda negocia com o lateral-direito Levy, de 24 anos, que está no Baraúnas, além do zagueiro Mauro, de 28 anos, que também trabalhou com o técnico Flávio Araújo no Remo. Além da dupla, o atacante Raphael Freitas, de 30 anos, que foi artilheiro do Campeonato Piauiense, com 10 gols marcados pelo Picos, também foi indicado pelo técnico Flávio Araújo e negocia com o clube para a disputa da Série C.
LEIA MAIS...

FLUMINENSE PERDE E ESTÁ FORA DA TAÇA LIBERTADORES

0 comentários
 Assunção - RO Fluminense foi a nova vítima da receita de sucesso do Olimpia, do Paraguai, na Libertadores. Após passar em branco no duelo em São Januário, o Tricolor sucumbiu à pressão no Defensores del Chaco na noite desta quarta-feira 29/05, em Assunção. 

Mesmo após sair na frente do placar, a equipe sofreu a virada, saiu de campo derrotada por 2 a 1 e foi eliminada. Autor dos dois gols paraguaios - um deles em um pênalti polêmico marcado pelo arbitro uruguaio Daniel Fedorzuck -, Salgueiro garantiu o Olimpia na semifinal.
O Fluminense agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, já que só entrará na Copa do Brasil nas oitavas de final, disputada no segundo semestre. O Olimpia, que segue na Libertadores, agora encara o Santa Fé, da Colômbia, que eliminou o Real Garcilaso, do Peru.
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ainda vai definir as datas para a partida, mas a fase só será disputada em julho, após a Copa das Confederações.
LEIA MAIS...

O SIGNIFICADO DE CORPUS CHRISTI

0 comentários
Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou no caso de não haver, o pároco da Igreja,o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo



LEIA MAIS...

POLÍCIA APREENDE MAIS DE 20 KG DE MACONHA, CARNE DE ANIMAIS SILVESTRES E PÁSSAROS NATIVOS EM EMBARCAÇÃO

0 comentários
 A embarcação vinha de Alcântara para São Luís. Três pessoas foram presas.
SÃO LUÍS - Uma operação efetuada pelo Batalhão de Policiamento Ambiental, coordenada pelo tenente-coronel Nogueira, da Polícia Militar, apreendeu aproximadamente 30 Kg de maconha prensada no barco Barraqueiro, vindo do município de Alcântara para a capital maranhense. A apreensão ocorreu na manhã desta sexta-feira (31), na rampa Campos Melo, na Praia Grande. Além da droga que estava em um isopor coberto por pencas de bananas, a polícia apreendeu em outro isopor carne de animal silvestre, além de várias gaiolas com pássaros típicos da nossa fauna, cujo dono conseguiu escapar entre os passageiros. Três pessoas foram detidas suspeitas de serem responsáveis pela droga.
O tenente-coronel Nogueira explicou que essa operação vem ocorrendo constantemente. Ela visa combater o tráfico de animais silvestres em embarcações.

- A operação conseguiu o seu objetivo. E fomos mais longe com a apreensão dessa grande quantidade de maconha. Conseguimos, ainda, prender três pessoas suspeitas por tráfico de drogas. Embora eles tenham negado, foram levados para a delegacia para averiguação - acrescentou. Provada suas inocências serão liberados.
O militar pede que a população contribua para o sucesso da operação.

- A gente quer a participação da comunidade denunciando por meio do Disque-Denúncia ou pelos 190. É importante o combate ao tráfico de animais silvestres, entre outros crimes - enfatiza.
 Fonte: Imirante.com
LEIA MAIS...

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: PRESIDENTE DO SUPREMO DIZ QUE IMPRENSA É RACISTA

0 comentários
O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, acredita que a imprensa brasileira não contempla a igualdade racial e critica a concentração da mídia em três grandes grupos de comunicação que “tendem para a direita”. Em evento na Costa Rica, sexta-feira (3/5), para discutir a liberdade de imprensa, Barbosa, discursando em inglês, disse que os negros são mais ou menos 51% da população brasileira, “mas os não brancos são raros na televisão”.
Em seu discurso, o ministro lembrou casos que passaram pelo Judiciário brasileiro e que decidiram os limites da liberdade de expressão. Um deles foi a edição de publicações acusadas de racismo contra judeus, outro sobre a lei de imprensa. Para ele, a liberdade de imprensa é a expressão do avanço civilizatório e que todo tipo de manifestação artística ou de opinião é protegida pela Constituição brasileira.
A conferência “Falar sem medo: assegurando a liberdade de expressão em todas as mídias” foi promovida pela Unesco na Costa Rica para celebrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.  A programação do evento, que começou na  quinta-feira (2/5) e foi até sábado (4/5), teve uma fala do ministro na tarde de sexta dia 3/5.
Joaquim Barbosa chegou à América Central na quinta em um avião da Força Aérea Brasileira, que também levou assessores e jornalistas de veículos brasileiros. Ao desembarcar, foi recebido pela embaixadora do Brasil na Costa Rica, Maria Dulce Silva Barros. O ministro, porém, recusou o convite para uma recepção feito pela presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla. Segundo sua assessoria, preferiu ficar no hotel para terminar o discurso.
Os participantes da conferência incluem representantes das principais organizações defensoras da liberdade de expressão, editores, jornalistas, professores e das Nações Unidas. Foram discutidos três temas principais: garantia da segurança de jornalistas e profissionais da mídia, combate à impunidade de crimes contra a liberdade de imprensa e segurança online.

Barbosa, conhecido por não receber advogados em seu gabinete para tratar de processos em andamento, criticou essa prática. "A Argentina acaba de dar um passo importante proibindo qualquer advogado de ter acesso ao juiz sem o ex adversus presente. Mas, no Brasil, essa regra básica é desobedecida abertamente. Por isso, as pessoas pobres, pretas ou sem conexão perdem sempre".
LEIA MAIS...