Pages

Banner 468 x 60px

 

domingo, 22 de dezembro de 2013

COMUNICADO SERAFIM

0 comentários

COMUNICADO SERAFIM

O jornal O Serafim, informa aos amigos, colaboradores e clientes que neste final de ano NÃO teremos a edição do jornal dia 28/12/2013, mas no dia 22/12/2013 teremos uma edição especial com todo o conteúdo de final de ano. Voltaremos com todas as informações a partir do dia 04/01/2014.

Avisamos ainda que o jornal está passando por restruturação editorial e física.

AGRADECEMOS A TODOS PELA CONFIANÇA E COMPREENSÃO.

ESPERAMOS DIAS MELHORES EM 2014.

LEIA MAIS...

sábado, 21 de dezembro de 2013

BRASIL CONQUISTA TETRA EM TORNEIO INTERNACIONAL

0 comentários

A seleção brasileira feminina goleou o Chile por 5 a 0, neste domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e conquistou o tetra do Torneio Internacional de Futebol Feminino. Mais cedo, o Canadá venceu a Escócia por 1 a 0 e garantiu o terceiro lugar.  Comandadas por Marta, a equipe verde-amarela não teve dificuldades na conquista do título. Abriu o placar logo aos 7 minutos. Após cobrança de falta de Andrea, da intermediária, Formiga aproveitou o rebote e, de cabeça, tirou o zero do placar, informou o site da Band. O Chile não esboçou reação e o Brasil ampliou com Marta, aos 40. A camisa dez recebeu livre no meio da área e bateu colocado no ângulo esquerdo.  Na volta do intervalo, o Brasil manteve a superioridade. Aos 12, Marta deixou Debinha na cara do gol. A atacante tentou driblar a goleira, que espalmou a bola nos pés de Darlene. Tranquila, a brasileira só teve o trabalho de empurrar para as redes.  Pouco depois do gol, Marta levou uma pancada no tornozelo esquerdo e deixou o gramado chorando. Mas as meninas não tiraram o pé. Cristiane aproveitou bate-rebate na área para marcar o quarto, aos 31.  Já com o título nas mãos, o Brasil mantinha o ímpeto e o Chile torcia para o jogo acabar para não perder de mais. Aos 40, Debinha também aproveitou uma disputa na área adversária e mandou para a rede: 5 a 0 e festa pelo tetracampeonato no Mané Garrincha. –

 

 

fonte:http://idifusora.com/noticiasidifusora/item/40275-brasil-conquista-tetra-em-torneio-internacional#sthash.scw3jtYI.dpuf

LEIA MAIS...

ENDURECIMENTO DA LEI SECA REDUZ MORTES EM 6% NAS RODOVIAS FEDERAIS

0 comentários

Avaliação foi feita pela polícia Rodoviária Federal, comparando o primeiro semestre deste ano com igual período do ano passado.

Brasília - Há um ano a Lei Seca se tornou mais rígida para os motoristas que insistem em dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas. As principais mudanças foram: tolerância zero para ingestão de álcool, o aumento da multa de R$ 957 para R$ 1.915, com possibilidade de chegar a R$ 3.830, em casos de reincidência, e a possibilidade de usar vídeos para comprovar embriaguez. Tudo isso trouxe resultados positivos, se observados os números da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em rodovias federais, que registraram diminuição de 6% nos acidentes relacionados com o consumo de álcool no país no primeiro semestre deste ano, comparado com o mesmo período de 2012.

LEIA MAIS...

MENSAGEM DE NATAL SERAFIM

0 comentários

Nesta época festiva,
Deseja-se a todos os Povos...
Um Carnaval Cheio de Páscoas...
E um Natal cheio de Anos Novos....

Que as Renas do Pai Natal,
Surjam nos Céus a Voar,
Tilintando alegremente...
Com o Rudolph a piscar!

Que o Pai Natal e os Duendes,
Façam raves a bombar...
E não se baralhem nas botas...
Na altura de ofertar!....

Que o presépio de Natal,
Tenha estrelas sorridentes,
Ovelhinhas e Pastores...
E Reis Magos bué Contentes!

Que tudo surja em sorrisos,
Com muita Paz e Carinho...
E que o coelho da Páscoa,
Se esmere no sapatinho!

Que se tenha nesta quadra,
Muito Amor e Alegria...
Rabanadas e filhóses
Arroz doce e Aletria!
LEIA MAIS...

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ESCOLA CAMINHO DAS ESTRELAS (ECE) REALIZA NO CT DO CLA A FORMATURA DO 9º ANO COM UMA BONITA FESTA

0 comentários

image

Quinta (19) a Escola Caminho das Estrelas (ECE) de ensino fundamental e que funciona já há 27 anos dentro da Base Aeroespacial de Alcântara, formou mais uma turma de jovens para adentrarem ao ensino médio, uma nova etapa em suas vidas. A formatura do 9º ano foi realizada no salão de eventos do Centro Técnico (CT) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Além dos formandos, dos pais e responsáveis, convidados, professores, direção e administrativo da escola, houve a representação dos militares que gerenciam o CLA presentes no evento.

A ECE nestes 27 anos de funcionamento muito já ajudou na primeira formação e interação dos alcantarenses e dos filhos dos militares que aqui chegam para servir na Base.image

Um destaque, ou melhor, dois nessa formatura, Elayne França e Kivya Sousa. As duas jovens tiveram toda sua vida escolar na ECE, as únicas remanescentes de quando a escola anda possuía a pré-escola sem nunca repetirem ano.

LEIA MAIS...

EX-PREFEITA DE ALCÂNTARA TEM CONTAS REJEITADAS PELO TCE/MA

0 comentários

A ex-prefeita Heloisa Helena Franco Leitão teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão em sessão realizada no dia 20 de novembro do ano em curso. O débito julgado corresponde ao valor de R$ 1.831.057,00 e multa de R$ 283.105,00.

Assim como a ex-prefeita de Alcântara, outros ex-prefeitos e presidentes de Câmaras de vereadores de municípios maranhenses também tiveram suas contas rejeitadas pelo TCE/MA nessa sessão do dia 20/11.

Alcântara maquiada para a festa de aniversário de seus 366 anos de história

Durante toda a semana que antecedeu a festa em homenagem aos 366 anos da fundação de Alcântara, a cidade passou por um conserta aqui, conserta ali, pinta aqui, pinta ali. Não deixou de surtir efeito, mesmo que visual.

Profissionais efetivos e contratados se empenhavam de todas as maneiras para executarem suas tarefas (que não eram poucas) no curto espaço de tempo que lhes restava para tão árdua missão.

No final deu para dar uma melhorada na face encarquilhada da velha cidade histórica que sofre a dor de ser esquecida pelo tempo e pelos governantes.

LEIA MAIS...

ALCÂNTARA 365 ANOS

0 comentários

clip_image002 clip_image004

Alcântara, 365 anos - aspectos históricos O município de Alcântara é o segundo município mais antigo do litoral ocidental do Estado do Maranhão. Foi fundado em 22 de dezembro de 1648, precedendo a cidade de São Luis, capital do Estado. Em sua trajetória histórica, registra-se a sua evolução urbana, partindo de aldeia, capitania, freguesia, vila, cidade, além de Termo e Comarca. Os índios foram os primeiros habitantes do município, e dentre as aldeias espalhadas pelas florestas, destacava-se a de Tapuitapera, isto é, terra ou residência de tapuios ou cabelos compridos, considerados a mais importante aldeia dos índios Tupinambás, distribuídos em aglomerado de 12 a 20 aldeias, com uma população total de 8.000 habitantes. Em 1621, Alcântara passa a fazer parte da Capitania de Cumã, ainda com o nome de Tapuitapera, aldeia mais desenvolvida, tendo inclusive um governo especial, para a qual foi escolhido o Capitão Matias de Albuquerque. Em 1648ª Aldeia foi elevada à categoria de Vila com o nome de Santo Antônio de Alcântara, tendo como padroeiro São Matias. Na época já considerada o celeiro do Maranhão, em razão da grande produção de algodão, arroz, milho, farinha de mandioca, cana de açúcar e criação de gado. Alcântara prosperou de forma rápida em todos os setores, tornando-se um importante ponto de encontro das comunicações da capital (Sã Luis) com Belém, com a Baixada e com o Sertão Maranhense. A cultura algodoeira passa a ter importância no mercado europeu e Alcântara começa a exportar o algodão para a Inglaterra. Neste período, a Vila de Alcântara adquire característica de corte. Os nobres passaram a residir na Vila, enquanto a burguesia, representada principalmente pelos comerciantes, fixou o domínio tanto residencial como comercial, em São Luis. A nobreza agrária da Vila passou a ostentar requintes da nobreza europeia, destacando-se nos parlamentos, nos salões e nas letras, cuja lembrança é reverenciada até hoje, na ruas enviesadas, nos casarões de azulejos, pedras de cantarias e grades de ferro, e nas festas folclóricas. A decadência econômica se evidencia com o fim da exportação do algodão do Maranhão para o mercado europeu, com a libertação dos escravos e com o deslocamento da produção maranhense do litoral para os vales dos Rios Itapecuru-Mearim, Mearim e Pindaré, fatores responsáveis pela estagnação econômica da Vila de Alcântara.

Em 22 de dezembro de 1948, precisamente na data do tricentenário de sua elevação à Vila, Alcântara é tombada como Cidade Histórica e Monumento Nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

No início dos anos 80 o Cetro de Lançamento de Alcântara (CLA), se instala em Alcântara, o qual integra a Missão Espacial Completa Brasileira (MECB), que por sua vez, faz parte do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). Alcântara foi escolhida para receber o Centro de Lançamento em razão de sua privilegiada posição geográfica (entre as Baias de São Marcos e Cumã), permitindo um baixo custo de lançamento por sua proximidade do equador terrestre, suas boas condições metereológicas climáticas, que são regulares e satisfatórias condições de segurança.

 

Aspecto geográfico do município de Alcântara

Área: 1495,6 km²

Densidade demográfica: 14,2 hab/Km²

Altitude da sede: 32 m

Distancia à Capital: 18,3 Km

Ano de instalação: 1648

Microrregião: litoral ocidental maranhense

Mesorregião: Norte Maranhense

- pertence ao polígono da seca e ao Semi-Árido

Distritos: Alcântara e São João de Cortes

Municípios Limítrofes: Bacurituba, Bequimão, Guimarães, Peri Mirim e São Luis

Alcântara se encontra na Mesorregião do Norte Maranhense e particularmente na Microrregião do Litoral Ocidental Maranhense, “na qual ocupa o 3º lugar em extensão” (Cavalcante, 97:77). Encravada na Grande Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses e nos limites da Amazônia Legal, Alcântara é rica em biodiversidade e recursos naturais.

Criado pela Lei nº 24, de 05/08/1836, o município em referência possui segundo o IBGE, uma área de 1.496,5 Km², o que corresponde a 0,45% da superfície estadual (333,365,6 Km². A este município pertencem a Ilha do Livramento, do Cajual e das Pacas.

LEIA MAIS...