Pages

Banner 468 x 60px

 

sábado, 15 de fevereiro de 2014

O SERAFIM COMPLETOU UM ANO!

0 comentários

Quero agradecer a todos que continuam a acreditar e a dar forças para que esse informativo local permaneça por mais tempo levando informação com seriedade, e responsabilidade como vem fazendo desde seu 1º número, não é nada fácil produzir informação e fazer com que ela chegue até os nossos leitores em impressos, mas é gratificante quando vemos o trabalho ser valorizado. Apesar dos contratempos existentes para a produção (independente) do jornal, estamos sobrevivendo, e tendo a certeza que se continuarmos unidos e tendo a credibilidade de vocês O Serafim se firmará como a voz do povo alcantarense.

Esta edição especial de inicio do 2º ano do Serafim é na verdade, um início de uma nova série de mudanças que estamos fazendo no informativo para melhorar a qualidade e melhor atender nossos parceiros e leitores.

LEIA MAIS...

TECO-TECO CAI NO BURACO FUNDO CARREGADO DE CRACK

0 comentários

Em todos os seguimentos que norteiam, ou não nossas vidas na sociedade em que vivemos, são aplicados codinomes, pseudônimos, Heterônimos..., gírias, apelidos e outros mais termos lexicais dessas vertentes do social. Esses termos surgem para designar as ações praticadas pelos indivíduos em seu meio social.

Várias foram, e são as pessoas que para sobreviver os sistemas dominantes em que o homem vem passando ao longo de sua existência, se submetem à manipulação (por várias razões), vindo a perder sua autenticidade de ser pensante.

Na política, por exemplo, essas pessoas são chamadas ou intituladas de LARANJAS, no mundo do tráfico de AVIÃO.

O AVIÃO no mundo do tráfico são aquelas pessoas (geralmente viciadas) que fazem a intermediação entre o traficante e o viciado. Geralmente ficam taxiando próximo à “BOCA” a espera dos fregueses, que quando aparecem são abordados por esses AVIÕES que logo fazem com que o produto chegue até as mãos do usuário.

No início desta semana a policia local conseguiu derrubar um aviãozinho teco-teco no Bairro conhecido popular mente por BURACO FUNDO. Trata-se de uma jovem conhecida em Alcântara por “Pretinha”. No momento da abordagem policial, foram encontradas com “Pretinha” várias pedras (cabeças) de CRACK, embaladas no ponto de comercializar.

Pretinha foi levada para o Distrito Policial, onde foi lavrado o flagrante no Art. 12 do Código Penal por porte e tráfico de drogas entorpecentes ficando presa à disposição da justiça.

Assim como na política a banda podre que aparece é sempre da LARANJA, que para salvar o seu bago assume ter estragado o suco. No tráfico não é diferente, quem cai é sempre o avião, e que para continuar com o motor funcionando, assume a carga.

LEIA MAIS...

QUANTO VALE UMA VIDA?

3 comentários

clip_image002

O sistema dominante e opressor atual da humanidade tem como característica marcante O INDIVIDUALISMO, para um melhor entendimento: “É cada um por si e Deus por todos!” Não são dezenas nem tampouco centenas, são milhares de Seres humanos vivendo de forma sub-humana em todo o Planeta. Em sua grande maioria vítimas desse sistema opressor e manipulador que vem impondo barreiras ao Desenvolvimento Humano. Atualmente as pessoas estão pagando um preço alto para sobreviver na subida dos degraus da famigerada escada das classes hierárquicas que dividem e classificam a sociedade. Ao entregar, vender ou subestimar seus valores humanos em troca de um lugarzinho no sistema, as pessoas estão perdendo a autenticidade do ser, passando de Ser dominante para ser dominado.

Os valores se materializaram fazendo com que vivamos no: “você só vale o que tem.” (referente aos valores materiais).

Na sociedade atual busca de todas as formas e maneiras mostrar-se superior ao próximo, sempre ou quase sempre buscando os “defeitos” ou forma pessoal do outro. Explicitando e massificando de forma caluniosa e difamatória a privacidade pessoal que todos possuímos amparados por leis constitucionais. Isso não é problema meu ou, eu já possuo os meus problemas, não posso fazer nada, cada um que resolva o seu e etc... Ouvimos sempre essas saídas ou omissão seculares de solidariedade humana nas pessoas quando são procuradas a praticarem atos ou ações humanitárias.

Quando se dizem solidários buscam esses “supostos ou impostos defeitos” atribuídos ao ser humano excluído e precisando de ajuda humanitária sem julgo. O medo “de ser julgado pela sociedade em que vive com mais um dito popular do:” Diga com quem tu andas que te direi quem tu és!”

E assim, vão buscando essas inúmeras desculpas de suas omissões nas relações humanas que tanto precisamos para permanecermos humanos.

Relacione essa introdução à perda de humanidade das pessoas para falar de um Brasileiro, Maranhense de Alto Parnaiba/Ma, nascido em 01/01/1954, trata-se do Sr.Odino José Tavares Teixeira. Esse senhor de 60 anos apareceu no inicio do mês (02/2014) em Alcântara, vindo a se hospedar em uma pousada local, porém após três dias na pousada foi levado por uma senhora para a comunidade de Trajano neste município. Aconteceu que o Sr.Odino aparentemente sofre de problemas psíquicos, por se dizer milionário, possuidor de vários bens e herdeiro de 1/3 de uma grande e respeitável empresa que opera em todo o Brasil e em várias partes do mundo. Voltado a um dito já dito: “você só vale o que tem!” acredito que Sr. Odino deva mais correr perigo de vida, do que levar vantagem como o acusaram em Alcântara de golpista. Se o acontecimento não fosse parte desse transtorno psíquico do Sr.Odino, e sim um fato real, quem seria o golpista?

A HISTÒRIA

“A esmola quando é grande até o santo desconfia” e não podendo usar ou por nunca ter usado ou ouvido que: ”Menino Farto não é guloso!” os anfitriões do Sr.Odino começaram a gastar por conta em crédito no comércio já que estavam com um milionário como hospede. No entanto ao passar os dias foram percebendo que o Sr.Odino não era possuidor dos tão sonhados bens... Revoltados com a situação chamaram a policia se dizendo vitima de um golpe. O Sr.Odino foi preso e colocado em uma das celas do Distrito Policial de Alcântara (juntos com outros presos), por onde passou três dias até que a autoridade policial buscasse sua ficha nos cadastros de pessoas em vários órgãos de registros. Foi descoberto através dessa busca que o Sr.Odino está sendo procurado pela família desde 2012. (consta na lista de desaparecidos). Não podendo mais permanecer com o Sr.Odino na delegacia e vendo que na verdade a vitima é ele, as autoridades policiais responsáveis pelo caso o libertaram.

Ao sair do distrito policial onde estava preso (3 dias) o Sr. Odino já era para a sociedade local um perigoso bandido. Desprovido de suas economias que logo foram gastas quando da sua chegada ao Trajano e de sua reputação, o Sr.Odino sofreu muita discriminação nas poucas horas que passou sem apoio do “Serafim” nas ruas de Alcântara. Tudo porque descobriram que não tinha nada, por isso ele já não valia NADA. Encontrei Sr. Odino na agência local do BB e logo vi que aquele ser precisava de ajuda... Em poucas palavras fez um relato dos seus últimos acontecimentos que me levaram a ajudá-lo.

O Sr.Odino encontra-se hoje na guarda do “Serafim” e estamos buscando um contato com a família.

Ainda estamos em processo de investigação da real história do Sr.Odino, já que em vários dos seus relatos para O Serafim diz ter sido trabalhador escravo por vários anos de sua vida na região amazônica.

Vindo a ser resgatado pela Policia Federal (em datas contraditórias). Devido às suas alucinações em suas explicações torna lento o processo de analise para podermos afirma mais detalhes sobre o Sr.Odino.

Agora posso afirma. “O Sr.Odino é um ser humano que precisa de ajuda humanitária, não julgo de seus semelhantes”. Stênio Silva (O Serafim)

LEIA MAIS...

PARABÉNS

0 comentários

clip_image002 clip_image004

Cia de Teatro Culturarte apresta o espetáculo: “THE END”

A C&A de Teatro Culturarte vem agradecer a todos os que colaboram com o espetáculo “THE END” ( O fim). O Espetáculo retratou a influência e a alienação da mídia da televisão e da internet no nosso cotidiano, relembrando as diversas vezes em que em que os meios de comunicação lançaram a noticia de que o fim do mundo se concretizaria. No desenrolar da história regada com bastante comedia e fatos da atualidade percebemos que inúmeras foram as vezes que disseram que o mundo acabaria e na realidade isso nunca aconteceu, pois o mundo já vem acabando dia a pós dia com as ações do homem. De autoria e direção do Presidente e Diretor da Companhia Haroldo Junior que há 10 anos coordena esse movimento por onde já passaram mais de 400 jovens, ressalta a importância desse trabalho realizado com jovens alcantarenses que possibilita aos mesmos uma forma de fomento cultural e engajamento nas causas sociais sobre tudo na cultura e na arte, conclui ainda que é uma honra poder liderar um grupo de adolescentes porem com grandes talentos que mesmo com poucos recursos transformam esse trabalho em um resultado admirável graças a força de vontade e o respeito de cada integrante: - “ São crianças brincando de fazer teatro, crianças com pensamentos maduros e com a determinação de adultos, crianças que sonham em transformar através da arte a realidade da nossa cidade, crianças que são muito mais maturas e sagazes do que muita gente grande, é realmente uma família – a família Culturarte de talentos inestimáveis” conclui o diretor. O espetáculo com alunos do IFMA Campus Alcântara participou do 16º Festival Maranhense de Teatro Estudantil sobre a coordenação pedagógica do Bibliotecário Erivaldo Freire. Após concorrer com inúmeras escolas de todo o Estado do Maranhão, o grupo recebeu quatro indicações: melhor cenário, melhor figurino, atriz revelação “Mirely Lima” e melhor Diretor “Haroldo Jr.”, além das indicações receberam dois troféus: o de 3º melhor espetáculo e o troféu e de “originalidade do texto” -É importante ressaltar que no ano passado esse mesmo grupo participou do referido Festival com o espetáculo: E as cabeças, onde estão? Onde receberam o prêmio de “melhor crítica pelo texto” (também de autoria do Presidente da C.T.C) sendo a única escola a receber premiação pelos textos encenados e as indicações dos atores: Ingrid Alves e David Weuerton para os prêmios de melhor atriz e ator revelação. Essa companhia que já participa à 9 anos desse Festival, outrora pelo C.E. João Leitão já recebeu diversas premiações em varias edições como: 2º melhor espetáculo, melhor figurino, Atriz revelação (Marlene França – Vice-diretora da escola Inácio de Viveiros repouso) e troféus de menções honrosas. É de fundamental importância a motivação do IFMA em apoiar os alunos a participarem desse evento tendo em vista que essa instituição não tem medido esforços para a realização deste trabalho e muito tem colaborado. A Prefeitura Municipal de Alcântara na pessoa do prefeito Domingos Araken teve total compromisso com este trabalho, disponibilizando todo apoio necessário e tem sido um forte parceiro deste trabalho, dando suporte e incentivo cultural. Alguns comerciantes e instituições também tem mostrado interesse em contribuir: Varejão todo dia, Jardim de Infância, Paróquia de São Matias, Loja Vestcal, Brasil Lojas, Eletrofest, Pizza e Cia, Gleydson acessórios, Casa do Alho, Acredinorte Movéis, Lan Luna, Rômulo Diniz, Chiquinho Cd’s. Sargento Leitão, Grupo de louvor da igreja católica, Real Cred, Bloco as Fuleiras, Secretaria municipal de educação, Vereador R. Filho, Sr. Guterres, Secretaria municipal de infra estrutura.

O nosso muito obrigado.

LEIA MAIS...

PENSANDO EM DESISTIR?

0 comentários

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16.33)
Muitas vezes passamos por determinadas situações que só ouvimos dos outros as seguintes frases: -Tenha fé, acredite!, confie mais…
Mas é tão difícil acreditar nessas palavras quando nosso problema parece ser impossível de ser superado…
Contudo, lembre-se que existiu no mundo, um Homem que passou por grandes dificuldades e mesmo assim não desistiu, não entregou os pontos. Ele se chama Jesus Cristo e graças a sua determinação, mesmo diante das dificuldades, venceu até a morte e reina eternamente.
Seu futuro depende muito de você, da forma que você encara os desafios. Acorde e aproveite o que você tem de melhor: a vida! Dias ruins existem, mas eles chegam ao fim. “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.” (Efésios 5.16)
Que Deus te abençoe e te livre de todo o mal.

LEIA MAIS...

QUE HISTÓRIA É ESSA?

0 comentários

Várias contradições são encontradas ao compararmos a verdadeira realidade do município de Alcântara e as reportagens exibidas no jornal da prefeitura municipal intitulado com o mesmo slogan da nova gestão de “NOVA HISTÓRIA”.

Com a fantasia apresentada do município em pleno carnaval, acreditamos que Alcântara levaria o troféu de 1º lugar caso existisse uma competição intermunicipal para eleger a melhor fantasia. Fica a sugestão!

Propagar pagamento em dia do funcionalismo público, onde na verdade simplesmente cumpre a obrigação do repasse salarial em dias. Um direito de todo servidor público independente de ser: Municipal, Estadual ou Federal - contradiz na valorização do servidor público municipal quando sabemos que boa parte ou a grande maioria foi colocada em stand by nessa gestão.

Na educação, inúmeros são os problemas vivenciados pelos alunos em especial da zona rural, problemas estes que vão desde a falta de infraestrutura física dos prédios (alguns em reforma desde a gestão passada); de transporte adequado, de merenda (ou de condições adequadas de higiene), e outros procedimentos necessários para um bom desempenho educacional do aluno. “Neste caso não é” QUEM VIVER VERÁ, mais sim QUEM SOBREVIVEU DIRÁ enquanto lembrar ou estudar nessas condições.

SAÚDE? Prefiro dela nem comentar posso assustar quem dela precisar.

Convivemos diariamente com um transito desordenado apesar de o Município disponibilizar de um efetivo de agentes de trânsito que nessa gestão estão parados assim como outros servidores públicos de serviços essenciais para a população alcantarense. A desordem no trânsito dentro do centro histórico (Tombo federal -patrimônio nacional desde 1948) vai mais longe, pois a falta de pelo menos o trabalho de educação no trânsito que poderia estar sendo executado como era num passado recente, está comprometendo o complexo de ruínas do centro histórico. Andando no centro histórico podemos observar os estragos causados pela imprudência ou falta de consciência dos motoristas que trafegam de qualquer forma na cidade, carretas e outros veículos pesados circulam livremente prejudicando o já mal conservado patrimônio. Até os garis (talvez por conhecerem bem os buracos das ruas) foram treinados por alguns dias em um curso na tentativa de transforma-los em agentes de trânsito.

O inchaço urbano desordenado que Alcântara sofreu nestes últimos dois anos com o sonhado consorcio binacional entre o Brasil e a Ucrânia ACS (Alcântara Cyclone Space) para lançar o foguete comercial Cyclone 4 (atualmente parado) trouxe inúmeros problemas tanto para a zona urbana quanto para a zona rural.

Até o momento todos os setores da área pública no município estão deixando a desejar para a população local. De resto é só historia e nada mais...

clip_image002 clip_image004

Fotos: França Filho (zona rural – Centro Histórico de Alcântara)

LEIA MAIS...

sábado, 25 de janeiro de 2014

VOLTA ONDA DE ASSALTOS EM ALCÂNTARA

0 comentários

Visitantes voltam a ser atacados por assaltantes no Centro histórico de Alcântara após uma pequena trégua dessas ações criminosas que já veem acontecendo há muito, sem que providências sejam tomadas.

Os assaltos, furtos, roubos ou qualquer outro termo usado para distinguir graus de atos criminosos de subtração de bens de valores particulares ou comuns à sociedade tinham dado uma trégua por parte dos delinquentes os praticavam contra a população local, e visitante que aqui aportavam. Esses atos criminosos vinham acontecendo de forma descontrolada e crescente, a população e comerciantes do município por não aguentarem mais ser vitimados por esses criminosos e não vendo providencias , começaram a reivindicar segurança de forma mais organizada, tendo provocado até uma Audiência Pública no município para tratar da questão com as autoridades responsáveis.

Com a pressão popular e o movimento de autoridades policiais na cidade provocou certa inibição nos delinquentes na prática dos seus atos. Mas, bastou a poeira sentar após o movimento dos “salvadores” e tudo volta como era dantes no castelo de Abrantes. Os visitantes, alvos prediletos desses delinquentes que agem livremente por todo Centro Histórico da Cidade. Quem conhece ou tentou conhecer sabe.

LEIA MAIS...